Disponível o Anuário Diocesano 2017

18 Janeiro - 2017

Dom Carlos Alberto Assume a Diocese de Itabuna/BA

01 Fevereiro - 2017

Tenho a alegria de levar ao conhecimento de todos, o nosso Anuário Diocesano 2017, com informações importantes para o nosso trabalho pastoral. Seu objetivo é ser um guia e um facilitador da comunicação entre as diversas instâncias, ministros e agentes de pastoral, e também e possibilite às pessoas conhecerem melhor a nossa Diocese.

O Anuário é fruto do nosso desejo de agir, seguindo a exortação do Apóstolo de prosseguir decididamente (Fl 3,16) e o mandato do Senhor de anunciar o seu reino a todos os povos, tendo a certeza que Ele coopera conosco em nossa missão (Cf. Mc 16,15-20).

Também neste ano mariano, em que comemoramos os 300 anos da manifestação milagrosa de Nossa Senhora da Conceição da Aparecida e também os 100 anos de sua aparição em Fátima, desejamos trilhar seu caminho de humildade e de verdadeira doação a Cristo e a seus irmãos. Consagremo-nos a Ela com nossa vida e nossos planos!

Desejamos que todos possam cooperar uns com os outros, numa verdadeira comunhão fraterna, formando a unidade da comunidade eclesial que manifesta pela fé, pela esperança e pelo amor a presença do Senhor em nosso meio.
Que o Senhor da messe nos anime e plenifique com seu Espírito Santo para que todas as nossas ações sejam conforme a sua vontade. Que São Pedro, nosso padroeiro interceda por nós em nossa caminhada.
Deus abençoe a todos!

Dom Carlos Alberto dos Santos

Faça o download do anuário completo aqui.

Após aceitar o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Itabuna apresentado por Dom Czeslaw Stanula, o Papa Francisco nomeou como novo bispo diocesano, dom Carlos Alberto dos Santos, que atualmente é bispo da diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas.

A partir desta data a Diocese de Teixeira de Freitas fica vacante, contudo, dom Carlos Alberto continua como administrador diocesano até dia 07 de abril de 2017, quando toma posse em Itabuna.

O Colégio de Consultores da Diocese composto pelos padres Edivaldo Oliveira Santana, Antonio Gilberto de Oliveira, Ronaldo Cardoso de Oliveira, Isael da Silva, Roberto Pereira da Silva e Ariston Domingues Araújo deverá eleger um administrador para conduzir temporariamente a diocese até que a Santa Sé realize a nomeação do novo bispo.​Digite seu parágrafo aqui.

Oriundo de a Tobias Barreto (SE), estudou Filosofia e Teologia junto aos Salesianos, foi ordenado sacerdote em 21 de maio de 1983 e incardinado na arquidiocese de Aracaju. Na capital sergipana foi Reitor do Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus; Administrador Paroquial,  Reitor do Seminário Provincial Nossa Senhora da Conceição; Assistente Espiritual da Renovação Carismática; Coordenador da Pastoral vocacional e dos ministérios; Diretor Espiritual do Seminário Menor, Pároco em várias paróquias, Responsável de formação dos diáconos; representante do clero; membro do Conselho presbiteral, do Colégio dos Consultores e do Conselho arquidiocesano pastoral.

Foi nomeado como bispo da Diocese de Teixeira de Freitas–Caravelas em junho de 2005 pelo Papa Bento XVI, atualmente Papa Emérito.

Em Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos estará à frente de uma diocese que compreende 19 municípios: Buerarema, São José da Vitória, Jussari, Arataca, Camacan, Pau Brasil, Santa Luzia, Una, Canavieiras, Mascote, Itabuna, Itapé, Ibicaraí, Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Firmino Alves, Itororó e Potiraguá. É dividida em 04 regiões pastorais, sendo as Foranias: Norte (BR 415), Sul (Litoral BR101), Imaculada Conceição (centro) e São José (centro).